03 outubro 2006

"Uma verdade inconveniente - um alerta global"

Pode criticar-se o estilo, mas a informação que o documentário Uma verdade inconveniente nos revela é, sem dúvida, aterradora. Mais uma teoria da conspiração ou factos científicos?

Atenta a gravidade da situação, admito que seja difícil acreditar não só no cenário que Al Gore nos apresenta, mas sobretudo na passividade mundial. É que, como sabemos, o tema não é recente… Recordemos apenas que este documentário se baseia num livro editado em 1991 (!) nos Estados Unidos (versão portuguesa: A Terra à Procura do Equilíbrio. Ecologia e Espírito Humano – Um Manifesto Ecologista, Al Gore, Editorial Presença, 1993). Em breve, em Portugal, teremos nas bancas uma versão mais actualizada do mesmo estudo – Uma verdade inconveniente, Al Gore, Esfera do Caos, 2006.

Aqui ficam as “dez coisas a fazer”, recomendadas pelo documentário, para combater o aquecimento global:
"- Mudar uma lâmpada
Substituir uma lâmpada normal por uma lâmpada florescente poupa 68kg de carbono por ano.
- Conduzir menos
Caminhar, andar de bicicleta, partilhar o carro ou usar os transportes públicos com mais frequência. Poupará 0,5kg de dióxido de carbono por cada 1,5km que não conduzir!
- Reciclar mais
Pode poupar 1.000kg de dióxido de carbono por ano reciclando apenas metade do seu desperdício caseiro.
- Verificar os pneus
Manter os pneus do carro devidamente calibrados pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3%. Cada 4 litros de combustível poupado retira 9kg de dióxido de carbono da atmosfera!
- Usar menos água quente
Aquecer a água consome imensa energia. Usar menos água quente instalando um chuveiro de baixa pressão (poupará 160kg de CO2 por ano) e lavar a roupa em água fria ou morna (230kg poupados por ano).
- Evitar produtos com muita embalagem
Pode poupar 545kg de dióxido de carbono se reduzir o lixo em 10%.
- Ajustar o termóstato
Acertar o termóstato apenas dois graus para baixo no Inverno e dois graus para cima no Verão pode poupar cerca de 900kg de dióxido de carbono por ano.
- Plantar uma árvore
Uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante a sua vida.
- Seja parte da solução
Aprenda mais e torne-se activo em
ClimateCrisis.net.”