06 outubro 2006

O Contributo da Europa

Actualmente, a Europa é dos maiores dadores de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD).
O objectivo é realizar, até 2015, os ODM através de uma maior eficácia da ajuda, da harmonização de estratégias e da criação de sinergias mais fortes.
As políticas europeias ao nível do desenvolvimento visam sobretudo, o continente africano que regista o maior atraso a nível mundial, concentrando os seus esforços no aumento do volume de recursos consagrados à ajuda ao desenvolvimento, na orientação da assistência de acordo com as necessidades identificadas pelos próprios africanos, na disponibilização de fundos adicionais em prol do desenvolvimento e no reforço da coerência entre as políticas europeias nomeadamente, ao nível do comércio, ambiente, alterações climáticas, segurança, agricultura, pescas, dimensão social da globalização, emprego e trabalho digno, migração, investigação e inovação, sociedade da informação, transportes e energia.
Em Setembro de 2005, aquando a Conferência de Revisão do Milénio, realizada em Nova Iorque, a Comissão Europeia demarcou-se claramente dos seus parceiros e aprofundou o seu compromisso relativamente aos ODM, entendendo que num mundo cada vez mais interligado, a questão do desenvolvimento para além de uma obrigação moral é também uma responsabilidade comum.

Ler mais

1 Comments:

At 6:02 da tarde, Blogger Francisco del Mundo said...

Clarinha, chego uns dias atrasado mas em força... O blog está muito bom... Cheio de informação e bem escrito! Estes eventos aqui ao lado dão vontade de viver em Lisboa...:D Mas pronto, à distância, sigo este trabalho e colaborarei sempre que preciso for...
Beijos para ti e para quem mais teve esta ideia...

 

Enviar um comentário

<< Home