18 novembro 2006

NEWSLETTER 11.2006 - ODM 5

As mulheres africanas têm 175 vezes mais probabilidades de morrer de parto do que as mulheres dos países mais desenvolvidos. O ratio de mortalidade materna, por 100 mil nados-vivo, verifica-se em maior escala em África (830), seguida da Ásia (330).

A maior parte das mortes maternas ou de casos de invalidez na sequência do parto podem ser atribuídas a três tipos de falhas: demasiado tempo para diagnosticar complicações, demora em chegar a um centro de saúde ou atraso na prestação de cuidados de saúde de qualidade. Na maior parte dos casos, as mulheres dão à luz sem o apoio de pessoas qualificadas para actuar em caso de complicação para a parturiente ou para o bebé.

A morte de uma mãe antes ou durante o parto é uma tragédia humana a nível individual, familiar e da sociedade em geral, sendo que a probabilidade de sobrevivência do recém-nascido e dos outros filhos diminui quando a mãe morre.

Reduzir a mortalidade materna é um factor essencial para a sobrevivência e desenvolvimento de todas as crianças, especialmente nos países mais pobres.

Fonte:
http://www.unicef.pt/docs/pdf_arquivo/2003/03-10-20_mortalidade_materna.pdf