26 fevereiro 2007

África do Sul ajuda vítimas das inundações de Moçambique

A África do Sul prometeu pôr à disposição de Moçambique helicópteros para ajudar as vítimas das inundações do vale do Zambeze, indicou a agência noticiosa moçambicana (AIM).

Uma delegação sul-africana liderada pelo ministro do Governo Provincial e Local, Fholisani Mufamadi, deslocou-se sexta-feira passada a Maputo onde abordou com a primeira-ministra moçambicana, Luisa Diogo, as cheias e o ciclone Flávio que fustigou quinta-feira as províncias de Inhambane e Sofala.

Diogo lembrou depois aos jornalistas que a África do Sul ajudou Moçambique no passado por ocasião das catástrofes naturais anteriores e que "não é surpresa" ver hoje os sul-africanos virem em sua ajuda.

"Estamos confiantes que a solidariedade sul-africana vai continuar", declarou, acrescentando que "as operações de socorro correm bem, mas necessitamos de alojar as vítimas".

"Queremos atacar, entre outros, a instalação das tendas, latrinas e o abastecimento de água", declarou.

De acordo com o Instituto Nacional de Gestão das Catástrofes de Moçambique, cerca de 140 mil pessoas foram deslocadas das zonas de riscos na bacia do Zambeze.

Pelo menos 10 pessoas morreram quinta-feira passada após a passagem do ciclone Flávio, enquanto inundações súbitas fizeram mais de 20 óbitos.


Fonte: www.panapress.com - 25-02-2007