08 fevereiro 2007

Situação Mundial da Infância 2007, Relatório da UNICEF

Anualmente, a UNICEF inclui no “Relatório Sobre a Situação Mundial da Infância” estimativas sobre a mortalidade (taxa de mortalidade de bebés, taxa de mortalidade de menores de 5 anos, taxa de mortalidade de menores de 5 anos e, a partir deste ano, taxa de mortalidade neonatal) para no mínimo dois anos de referência.

Estas estimativas e todos os dados recolhidos até à elaboração do relatório são resultado do trabalho do Grupo de Interagências para Estimativas Sobre Mortalidade, que inclui várias agências: UNICEF, Organização Mundial de Saúde, Banco Mundial e Fundo das Nações Unidas para a População. Este grupo tem como principal objectivo actualizar anualmente as estimativas, bem como a introdução de novos dados.

Em 2007, na tabela referente à saúde, mais especificamente nos indicadores de saúde infantil, o Relatório, apresenta três importantes inovações: água limpa de melhor qualidade e condições de saneamento (passou a incluir as estimativas do Programa Conjunto da OMS/UNICEF para o Acompanhamento do Fornecimento da Água e Saneamento), a imunização (passou a incluir estimativas de cobertura, especificamente para Hepatite B) e introdução de “Suspeita de Pneumonia” que passou a ser utilizada no lugar de “infecções respiratórias”.

Os dados estatísticos deste relatório estão compilados em várias tabelas que, por sua vez, estão divididas por temas: Indicadores Básicos, Nutrição, Saúde, VIH/SIDA, Educação, Indicadores Demográficos, Indicadores Económicos, Mulheres, Protecção à Criança e Taxas de Progresso.

Analisado a tabela referente às taxas de mortalidade de crianças menores de 5 anos, a situação relativamente aos PLOP é, no mínimo, preocupante: Angola ocupa a 2.ª posição, depois surge a Guiné-Bissau na 12.ª posição, Moçambique na 24.ª, São Tomé e Príncipe na 41.ª, Timor-Leste na 68.ª, Cabo-Verde e Brasil encontram-se na 85.ª e 86ª posição respectivamente. Portugal encontra-se na 168.ª posição em simultâneo com mais 13 países. No primeiro lugar desta lista encontra-se a Serra Leoa.