03 fevereiro 2007

Infernos para crianças

Todos os dias, milhares de crianças pegam em armas para ir para a guerra. Outras caminham quilómetros, em condições incrivelmente difíceis, à procura de água e comida. Algumas crianças fazem as duas coisas.

O site AlertNet pediu a 112 peritos em questões humanitárias e jornalistas para fazerem uma lista dos lugares mais perigosos do mundo para as crianças. O resultado atribuiu os desonrosos três primeiros lugares ao Sudão, ao Uganda e à República Democrática do Congo. O Sudão é destacadamente o mais perigoso. Mais de metade dos inquiridos indicou este país africano, com muitos lembrando a questão do Darfur: cerca de 1.8 milhões de crianças foram afectadas pelo conflito, de acordo com a UNICEF.

Se é verdade que os três piores lugares são em África, em sítios onde a guerra e a seca levaram à morte, à doença e a milhões de desalojados, nem todos estes infernos são marcados pelo conflito. A Índia ocupa o sexto lugar no ranking, graças à pobreza, à má nutrição e ao trabalho infantil. Ainda quanto à falta de condições para um desenvolvimento saudável das crianças, o Alto Comissário para os Refugiados, António Guterres, chamou a atenção para as consequências físicas e psicológicas de viver em campos de refugiados sobrelotados.

Depois dos três primeiros indesejados e bastante destacados lugares, por ordem decrescente, surge o Iraque, a Somália, a Índia, a Palestina, o Afeganistão, a Chechénia e Mianmar (a antiga Birmânia).

Fonte:
WarChild