29 janeiro 2007

ECOLINE

O principal risco da crise ambiental contemporânea encontra-se nas dinâmicas da sociedade. Primeiro, porque esta crise ambiental tem causas históricas antrópicas. Segundo, porque a crise global ambiental só pode ter solução através dos mesmos recursos tecno-científicos gerados pela própria civilização industrialista que causou o problema. Terceiro, porque a mobilização eficaz destes recursos tecno-científicos implica mudanças profundas, rápidas e sustentadas nos quadros de valores e representações sociais mais comuns sobre a economia do consumo e do desenvolvimento.

Neste aspecto, as questões ambientais não se distinguem de muitas outras de carácter político do mundo de hoje. Trata-se de dinamizar de forma adequada os procedimentos de informação e de comunicação que assegurem respostas efectivas ao nível das práticas sociais. Contudo, neste caso, o problema é agravado pela urgência em obter resultados de dinamização cívica em cadências muito rápidas e pela dificuldade em traduzir mediaticamente informação de grande complexidade.

O Ecoline é uma plataforma que visa disponibilizar de forma organizada e orientada níveis diferentes de informação ambiental tendo em vista responder a níveis diferentes de procura de informação, estimular a investigação e criar vias de compatibilização entre as representações de senso comum e as exigências de novas dinâmicas da opinião pública sobre a crise ambiental. Aceda em http://ecoline.ics.ul.pt/

FONTE: Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável - www.bcsdportugal.org