22 janeiro 2007

Educação na Índia: do melhor e... do pior

A Índia não é só fome e vacas sagradas. É em Bombaim que se localiza um dos sete institutos tecnológicos melhores do mundo: o Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim (existem outros seis IIT espalhados pela Índia). Foi do IIT de Bombaim que saíram Krishna Bharat, o pai do Google News, e Vinod Khosla, co-fundador da Sun Microsystems.

Os IIT nasceram com Jawaharlal Nehru. A educação foi um dos pilares da sua estratégia enquanto chefe de governo, o primeiro após a independência da Índia, em 1947. Na década de 50, a taxa de escolaridade era de 12% e em 2001 era de 64%. O actual governo indiano tem como objectivo atingir os 100% de literacia.

Mas este é também um país de contrastes: 94% dos indianos deixa de estudar até meio do ensino secundário e quase 50% deixa de ir à escola antes dos dez anos. E é o mesmo Estado que não tem dinheiro para quadros de giz nas escolas do interior o principal financiador (70%) dos IIT. É o caminho escolhido para tentar mudar o país, assumidamente de cima para baixo.

Fonte: Diário Económico, 11 de Janeiro de 2007, pp. 4-9.