19 novembro 2006

NEWSLETTER 11.2006 - ODM 8

No âmbito da Estratégia Europeia para África adoptada em Dezembro de 2005, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o Secretário-Geral da Commonwealth, Don McKinnon, estiveram reunidos em Londres, no passado dia 16 de Outubro, para discutir meios de promoção de políticas eficientes para o desenvolvimento económico do continente africano, nomeadamente através da liberalização do comércio mundial.

Segundo McKinnon, o objectivo é que a boa governação e a democracia possam progredir paralelamente com o desenvolvimento económico, não esquecendo a atracção que as boas instituições democráticas têm sobre os investidores estrangeiros. Ou seja, se por um lado, a boa governação e a democracia não devem ser esquecidas na definição das políticas de cooperação ao desenvolvimento económico, por outro lado, elas próprias são semente desse desenvolvimento.

McKinnon assegura que os 53 países da Commonwealth, na sua maioria antigas colónias britânicas, estão já comprometidos com o princípio da boa governação e com o desenvolvimento de África, atendendo aos níveis político, institucional, sócio-económico, cultural e ambiental.

Desejando mais apoio ao desenvolvimento por parte da UE do que o que ficou estabelecido na
Ronda de Doha no âmbito da OMC e mais envolvimento na causa por parte da UE e dos EUA, McKinnon sugeriu que a ajuda financeira da UE poderá quadriplicar os resultados positivos que têm sido atingidos pela Commonwealth.