03 fevereiro 2007

A mulher remetida para os bastidores

Em todo o mundo, as mulheres são os elementos mais marginalizados pelo factor pobreza. Apesar de cuidarem da família e de estarem incumbidas de tratar das zonas de cultivo e de procurar lenha e armazenar água para a confecção dos alimentos, às mulheres não são, muitas vezes, reconhecidos direitos civis, políticos ou económicos.

Mais de 40 % das mulheres africanas não têm acesso a níveis básicos de escolaridade. Contudo, o caminho para a capacitação das mulheres não passa apenas pela questão da educação mas, também, pela saúde sexual e reprodutiva e pelo acesso a oportunidades económicas através do acesso a infraestruturas, direitos de propriedade e emprego.

O relatório Força-Tarefa, sobre Educação e Igualdade de Género do Projecto do Milénio das Nações Unidas faz parte de um plano de acção global para combater a pobreza, doenças e degradação ambiental em países em desenvolvimento. Este relatório, dirigido por Nancy Birsdsall, do Centro para o Desenvolvimento Global, Amina Ibrahim, do Ministérios da Educação da Nigéria e Geeta Rao Gupta, do Centro Internacional para a Pesquisa sobre a Mulher, identifica prioridades estratégicas que visam criar oportunidades para as mulheres, ao mesmo tempo que as protegerá de violência e abuso sexual.

Fonte:
Millennium Project (Brasil)