03 fevereiro 2007

Fome e pobreza: que evoluções?

A pobreza extrema continua a ser uma dura realidade para mais de 1 bilião de pessoas que vive com menos de 1 dólar por dia. Mais de 800 milhões de pessoas têm muito pouco para comer e para suprir o seu consumo diário de energia.

Apesar dos números assustadores, a redução da pobreza e da fome tem sido possível nalguns países. Na década de 90, o maior impacto na redução da fome e da pobreza ocorreu na Ásia - o desenvolvimento sustentável na China e o aceleramento da economia na Índia, dois dos países mais populosos do mundo, contribuíram para o declínio dos números da pobreza na Ásia.

Em África, os progressos não têm sido semelhantes: dos 30 países que obtiveram resultados ao nível da redução da fome, 14 são países da África sub-sahariana (a região mais devastada pela fome e má nutrição), mas, no entanto, ao nível da pobreza, a situação deteriorou-se devido à dificuldade em arranjar emprego, ao impacto do VIH/Sida nas camadas mais jovens da sociedade e à estagnação da agricultura.

Os esforços para superar a fome e a pobreza extrema são muitas vezes vencidos por desastres naturais e por conflitos, entrando-se num ciclo vicioso de responsabilidades e consequências.