02 fevereiro 2007

Projecto: Construção em terra em Moçambique

Miguel Mendes é um arquitecto português com especialização em arquitectura ecológica. Entre Maio e Setembro de 2006, colaborou com a APOIAR (Associação Portuguesa de Apoio à Africa), uma associação humanitária, sem fins lucrativos, num projecto de capacitação de mão-de-obra especializada no domínio da construção em terra crua e materiais locais e na formação de formadores em Mumemo, distrito de Marracuene, província de Maputo (Moçambique). O projecto foi desenvolvido num bairro de reassentamento dos desalojados pelas cheias de 2000. Os objectivos gerais foram a formação de formadores, que possam propagar esta técnica e gerar novos especialistas, a criação de oportunidades de emprego, para os desalojados, no ramo da construção civil, e a criação de soluções práticas, eficazes, viáveis e acessíveis para a construção de unidades de realojamento.

Oito Desafios ao Mundo (ODM): De entre os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em qual ou quais considera que se insere o seu projecto e porquê?

Miguel Mendes (MM): Objectivo 1, por criar oportunidades de trabalho que ajudarão à erradicação da pobreza extrema. Objectivo 7 (Meta 9), por se apoiar em práticas com uso de materiais e recursos locais e sustentáveis. Objectivo 7 (Meta 11), por apresentar propostas e soluções viáveis para a questão do alojamento e da criação de infra-estruturas. Objectivo 8 (Meta 16), por proporcionar alternativas na criação de postos de trabalho e no estímulo à iniciativa empresarial.

ODM: Na área geográfica onde desenvolve o seu projecto, que outros ODM considera mais urgente promover? Porquê?

MM: Objectivo 2, pela enorme carência existente ao nível da formação das populações e respectivas competências. Objectivo 6, pela situação gravíssima de propagação de doenças como a SIDA e a malária e as consequências trágicas na qualidade de vida dos que sofrem destas doenças.

ODM: Qual a aceitação da comunidade local ao projecto que desenvolveu?

MM: A princípio, cordial, tolerante, mas desconfiada. No final, entusiástica, convicta e motivada para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos.

ODM: Quais os principais objectivos que alcançou com o seu projecto?

MM: A aceitação das técnicas apresentadas e ensinadas, a motivação dos formados em dar seguimento ao tema, a sensibilização generalizada para o tema desenvolvido, a aceitação, ao mais alto nível, das soluções e técnicas propostas e a criação de algumas oportunidades de continuidade e propagação dos ensinamentos desenvolvidos e o consequente prenúncio da solidez dessa continuidade.

ODM: Quais as principais dificuldades com que se depara?

MM: A ausência de estrutura básica na organização dos mais variados sectores da sociedade, a atitude semi-passiva da generalidade das pessoas e a fortíssima corrupção generalizada.

ODM: Que tipo de apoio é necessário à continuidade do seu projecto?

MM: Apoio financeiro, para poder dar o passo seguinte, com o qual tudo se tornaria autónomo.

ODM: Em que contacto, endereço ou website é possível saber mais sobre o seu projecto e o seu trabalho?

MM: Miguel Ferreira Mendes,
m.ferreira.mendes@sapo.pt Para descrição dos trabalhos: www.mumemo.blogspot.com