31 janeiro 2007

A China no combate à pobreza

Nas duas últimas décadas, o Governo Chinês apostou em políticas fortes para combater a pobreza no seu país. Todavia, apesar do sucesso do programa para reduzir a pobreza, estudos diversos inicam que o fim do caminho ainda está longe: existem mais de 100 milhões de pobres distribuídos essencialmente pelas provinciais ocidentais e pelas regiões montanhosas.
Os esforços do Governo Chinês deverão, portanto, aumentar e ser mais incisivos.
Em primeiro lugar, deverá proceder a algumas alterações institucionais do programa de combate à pobreza nomeadamente, apostando numa liderança forte, efectiva e responsável dos membros de topo do Governo, num maior controlo do uso dos fundos, numa melhor coordenação entre os canais de distribuição dos fundos e numa melhor monitorização dos mesmos.
Depois, deverá envolver os pobres no planeamento e acompanhamento das actividades: a participação de todos os interlocutores (directos e indirectos) deverá ser cada vez mais valorizada nas políticas governamentais de combate à pobreza.
O impacto dos programas nos pobres também poderá ser melhorado: a estratégia para ultrapassar o problema dos “muito pobres” passaria por intervenções multi-sectoriais e complementares numa perspectiva de longo prazo que substituiriam os programas de redução da pobreza baseados em subsídios que se revelaram abaixo das expectativas. O acesso ao crédito é prioritário na questão da luta contra a pobreza mas os esforços do Governo de recorrer a esquemas de crédito não são promissores. Os maiores benefícios seriam ao nível de melhoramentos na agricultura, saúde, educação, mobilidade laboral e programas de realojamento voluntário.

Fonte: http://www.chinadaily.com.cn/chinagate/doc/200307/24/content_248333.htm