02 fevereiro 2007

West Bank (Palestina): Refugiados protestam contra cortes na ajuda humanitária

A situação nos campos de refugiados palestinianos fica cada vez pior. Cortes sérios na ajuda humanitária, especialmente na área da educação, provocam protestos em todos os campos de refugiados no West Bank. 120 professores foram recentemente postos na rua em várias regiões do West Bank. Além disso, não há nem livros, nem salas suficientes para os alunos e a taxa de alunos por professor crescia cada vez mais.

Na área de saúde, os cortes foram também dramáticos. Agora, a esperança dos refugiados dirige-se ao apoio da UNRWA (United Nations Relief and Works Agency for Palestine Refugees in the Near East) em resolver os problemas e permitir um melhoramento a situação.

Os refugiados, especialmente aqueles que estão deslocados em campos, encontram-se numa posição particularmente vulnerável em termos de bem-estar físico e psicológico. Para além de alimentação e abrigo, refugiados e IDPs (Internal Displaced Persons) precisam de oportunidades de emprego e serviços de educação e saúde para assegurar as condições básicas de sobrevivência e segurança.