01 fevereiro 2007

Ambientalistas da Quercus, Greenpeace e WWF: Efeito prático do apagão de hoje pode ser “mais um problema que uma solução”

A Alliance pour la Planète (agrupamento de associações ambientais francesas) lança um apelo simples a todos os cidadãos: 5 minutos de repouso para o planeta. Pede-se a toda a gente que apague as luzes no dia 1 de Fevereiro (HOJE), entre as 19h55 e as 20h00 (entre as 18h55 e as 19h00, hora portuguesa). Esta iniciativa não pretende apenas economizar 5 minutos de electricidade neste dia, mas sim de chamar a atenção dos cidadãos, dos media e das instâncias de decisão para o esbanjamento de energia e para a urgência de passar à acção. Hoje, no dia 1 de Fevereiro, sairá, em Paris, o novo relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas sob a égide das Nações Unidas.

No entanto, estes cinco minutos de apagão simbólico pode ser mais um problema que uma solução. No público de hoje, Francisco Ferreira, da Quercus, afirma que, em termos de efeitos práticos a medida pode “provocar algum desequilíbrio na rede eléctrica”, uma vez que, em termos de eficiência energética, a produção deve ser igual ao consumo: “Todo o sistema vai continuar a funcionar e durante cinco minutos isso vai ser ignorado, o que vai implicar desperdício de energia. Por isso esta medida é mais um problema do que uma solução.”

A Quercus, bem como a rede europeia de associações ambientalistas a que pertence, não adere hoje a esta iniciativa da Aliança para o Planeta. O mesmo foi decidido pela Greenpeace e pela WWF.