03 fevereiro 2007

Programa "Brasil Alfabetizado"

Desde 2003 que o governo brasileiro promove o programa “Brasil Alfabetizado” para capacitar alfabetizadores e alfabetizar cidadãos a partir dos 15 anos que não tiveram acesso ou foram excluídos da escola antes de aprender a ler e escrever. Desta maneira, procura-se responder à alta taxa de analfabetismo no país.

Em 2006, por todo o país, cerca de 1.400.000 formandos (homens e mulheres) participaram no programa “Brasil Alfabetizado”. É nas zonas mais periféricas e rurais que vivem os mais de 16 milhões de cidadãos brasileiros analfabetos (dados de 2000).

O programa tem que ser adaptado a um público-alvo muito heterogéneo constituído por populações indígenas, bilingues e fronteiriças, populações do campo (agricultores familiares, assalariados, assentados, ribeirinhos, caiçaras, extractivistas e remanescentes de quilombos), pescadores artesanais e trabalhadores da pesca, pais de beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), pessoas com necessidades educacionais especiais, população carcerária e jovens a cumprir medidas sócio-educativas.

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Brasil)