25 fevereiro 2007

Quem mata mais em Angola?

Quase cinco anos após o estabelecimento da paz em Angola, depois de quatro décadas de guerra que custaram um milhão de vidas, os novos assassinos do país são a cólera, a malária e a SIDA.

Só na segunda semana de Fevereiro houve 111 mortes provocadas pela cólera, a adicionar às 3.017 entre os 76.823 casos detectados desde o surto da doença em Fevereiro de 2006. Notou-se um aumento nos casos a partir do meio de Outubro do ano passado, quando se iniciou a época de chuvas.

A cólera consiste numa infecção intestinal causada por uma bactéria, que pode ser contraída através do consumo de água ou comida contaminada. Não existe vacina para esta doença e os medicamentos preventivos não garantem protecção total. Em Angola, esta doença fatal (com um índice de mortalidade entre os 15% e os 30%) é o motivo de 35% das consultas e representa 20% das admissões hospitalares.

O governo angolano garante que a epidemia da cólera está sob controlo e que a ajuda que tem recebido da Organização Mundial de Saúde é suficiente.

Apesar de, segundo os dados do governo angolano, a malária ser a principal causa de morte no território, de acordo com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Universidade Nova de Lisboa) este lugar de destaque já foi ocupado pela SIDA, suportando o que parece ser a opinião de muitos outros especialistas.

Excertos do texto escrito por
Mário de Queiroz.