01 março 2007

Promoção da saúde ambiental no Brasil

Anne-Loyse Raboud é natural da Suíça e tem formação em enfermagem. Desenvolve há mais de 16 anos um trabalho meritório e muito reconhecido na localidade de São Miguel do Gostoso (Brasil). Coordena, através de uma associação local, a ONG ASCDEG (Associação Socio-cultural e Desportiva Gostosense), uma série de projectos muito importantes para a promoção da qualidade de vida e sustentabilidade local nas seguintes áreas: promoção da saúde ambiental, higiene familiar, saúde juvenil, apoio e reforço escolar, educação para a cidadania, e, ainda, promoção do desporto e música.

OITO DESAFIOS AO MUNDO (ODM): De entre os 8 ODM, em qual ou quais considera que se inserem os objectivos do seu seu projecto?
Anne-Loyse Raboud (ALR):
ODM 2 - alcançar a educação primária universal, ODM 3 - Promover a igualdade de género e capacitar as mulheres e ODM 7 - Assegurar a sustentabilidade ambiental.
Considero que o trabalho conjunto com outras associações locais é determinante para o sucesso dos projectos implementados.
ODM: Na área geográfica onde desenvolve o seu projecto, que outros ODM considera urgente promover?
ALR: Erradicar a pobreza extrema e a fome, melhorar a saúde materna e promover o planeamento familiar.
ODM: Qual a aceitação da comunidade local ao projecto que desenvolveu?
ALR: Todos os projectos têm sido bem aceites e após mais de 16 anos trabalhando com a comunidade os resultados são visíveis.
ODM: Quais os principais objectivos que que está a alcançar com o seu projecto?
ALR: Na área do ambiente e saúde pública: limpeza dos espaços públicos trabalhando com grupos de jovens, professores e alunos; promoção de palestras e reuniões; tratamento de água para consumo local.
Na promoção sócio-cultural: promoção do desporto, das festas locais e eventos musicais.
ODM: Quais as principais dificuldades com que se depara?
ALR: A ASCDEG tem tido ao longo da sua história um forte apoio por parte de uma outra ONG com sede na Suíça, esse apoio terminará em 2008. Para a continuação dos projectos que tem vindo a promover em São Miguel do Gostoso, a ASCDEG pretende encontrar outras fontes de financiamento.
ODM: Que tipo de apoio é necessário?
ALR: Apoio financeiro, para a continuação de todos os projectos.
ODM: Em que contacto, endereço ou website é possível saber mais sobre o seu projecto e o seu trabalho?
ALR:
anneduobar@hotmail.com - Coordenadora do projecto ASCDEG