01 março 2007

O duplo dividendo da igualdade do género

Foi publicado recentemente, pela UNICEF, o Relatório “Situação Mundial da Infância 2007” que aborda as condições de vida das mulheres e das crianças em todo o mundo, dado que a igualdade do género e o bem-estar das crianças são indissociáveis. Ao longo dos tempos é cada vez mais visível que, quando a mulher é privada de oportunidades igualitárias dentro da sociedade, as crianças sofrem, e vice-versa, isto é, se as mulheres viverem de forma plena e produtiva as crianças prosperam.

“O trabalho desenvolvido dentro de cada país em direcção ao ODM 3 (Promover a Igualdade do Género e Capacitar as Mulheres) gerará o duplo dividendo de melhorar a vida da Mulher e da Criança.”, referiu Ann M. Veneman, Directora Executiva da UNICEF. É fundamental realçar a ideia de que cada ODM não vale por si só mas sim no todo, isto é, o ODM 3 vai ajudar a atingir todos os outros ODM: redução da pobreza e da fome, salvar a vida das crianças, melhorar a saúde materna, garantir a educação universal, combater o VIH, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade e desenvolver parcerias novas e inovadoras em favor do desenvolvimento, e vice-versa.

Todavia, ainda há um longo caminho a percorrer e o relatório da UNICEF 2007 demonstra isso mesmo: em muitas regiões em desenvolvimento, as meninas têm maior probabilidade de não frequentar a educação secundária que os meninos (taxa bruta de matrículas na Escola Secundária, 2000-2005, na África Ocidental e Central: meninas 20% e meninos 35%); as mulheres são mais vulneráveis a contrair o VIH, pois têm menos informação sobre a doença do que os homens e, tal como as crianças, continuam a ser vítimas de violência doméstica.

A eliminação da descriminação do género e o aumento do poder da mulher permitirão uma contribuição das mulheres em decisões fundamentais que moldam a sua vida e a vida dos seus filhos em três áreas: família, trabalho e política. Consequentemente, as mudanças em qualquer uma dessas áreas têm influência sobre a igualdade da mulher nas demais e geram impactos profundos e positivos na vida das crianças, bem como nas sociedades de todo o mundo.

Fonte:
Situação Mundial da Infância 2007 – Mulheres e Crianças: O duplo dividendo da Igualdade do Género, UNICEF, 2006