05 novembro 2006

Cambodja: o ensino da língua inglesa como instrumento de desenvolvimento

Angkor Wat (Cambodja) significa, provavelmente, para a maioria de nós, simplesmente um destino turístico. Um destino turístico de sonho, é verdade, mas não mais do que isso. Porém, para Rathana, um monge budista, Angkor Wat, não sendo um mosteiro em funcionamento, é um ponto de “peregrinação” diária.

Rathana conversa com os turistas e utiliza essa oportunidade para pedir doações para a escola, que fica a 3 km da Angkor Wat, em que ensina inglês a crianças pobres que estão fora do sistema oficial de ensino, porque não têm condições para suportar os custos de transporte, de refeições e dos livros. Embora não receba quaisquer fundos do governo ou de organizações internacionais, vivendo exclusivamente da bondade dos turistas, que a podem visitar, a sua escola tem 200 alunos (com idades entre os 5 e os 20 anos) e 4 professores (2 voluntários britânicos e 2 locais, entres os quais Rathana). O monge sonha com a criação de uma rede de escolas pelas vilas mais pobres do Cambodja, atingindo 60.000 órfãos.

Mas porquê o ensino da língua inglesa? Falar inglês é, para os locais, uma oportunidade de emprego, atendendo ao desenvolvimento turístico que a região assiste. Actualmente, o conhecimento da língua inglesa é exigido até para empregos da área da limpeza.

Rathana lamenta que apesar de centenas de organizações não governamentais internacionais (ONGI) estarem a operar no seu país, não consegue obter fundos para a sua escola porque estas ONGI afectam a totalidade dos seus recursos aos seus próprios programas. De acordo com as estatísticas do Fórum das ONG cambojanas, em 2002, as ONGI gastaram 76,9 milhões de dólares no Cambodja, mas apenas 17% dessa ajuda foi afecta à educação.

Ficam, pelo menos, duas questões no ar: o necessário envolvimento das ONGI com as iniciativas locais e a insuficiente quota-parte da ajuda internacional para a área da educação, que deve ser vista como um pilar do desenvolvimento.

Fonte:
http://www.ipsnews.net/news.asp?idnews=35355