09 novembro 2006

UNFCCC alerta para vulnerabilidade especial de África às alterações climáticas

O Secretariado da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) publicou um relatório sobre impactos, vulnerabilidade e adaptação em África que se baseia em dados de United Nations Environment Programme (UNEP), da World Meterological Organization (WMO), e outros. O relatório alerta, por exemplo, para os seguintes factos:

- 30 por cento das infra-estruturas costeiras africanas podem ser inundadas, inclusive zonas urbanas no Golfo da Guiné, do Senegal, da Gâmbia e do Egipto;

- O nível do mar pode subir entre 15 a 95 centímetros até 2100;

- As habitantes em zonas de risco de inundação podem passar de um milhão para 70 milhões;

- A temperatura poderá subir entre dois a seis graus Celsius;

- O Norte de África poderá perder entre 10 a 60 por cento de precipitação, em 50 anos. No Oeste, pode aumentar entre 7 a 35 por cento;

- Cerca de 480 milhões de pessoas poderão viver em áreas com escassez de água até 2025;

- Entre 25 e mais do que 40 por cento dos habitats de várias espécies podem desaparecer até 2085;

- O declínio generalizado de culturas de subsistência no Sudão, Etiópia, Eritréia, Zâmbia, Gana e Gâmbia. Colheitas de cereais com queda prevista até cinco por cento até 2080.

As conclusões do relatório sublinham que as recentes e futuras necessidades de adaptação em África têm que incluir melhoramentos nas capacidades de monitorização do tempo e melhores ligações entre a pesquisa climática e o policy making. Considerações de alterações climáticas têm que ser incluídas nos planos e programas de desenvolvimento e de sectores, na educação e na sensibilização dos governos, instituições e indivíduos, tal como previsões melhoradas e um sistema de aviso prévio.

(Jornal “Público” da Segunda-feira, 6 de Novembro de 2006, p. 21)

Ler mais

Relatório Completo