01 março 2007

Malária é a doença "importada" que mais mata em Portugal

Em Portugal, as “consultas do viajante” são já uma realidade e permitem preparar as idas ao estrangeiro prevenindo algumas patologias. Saraiva da Cunha, professor universitário e especialista na área, refere ser “possível eliminar-se quase totalmente o risco de Malária com a prevenção adequada, feita antes da viagem”.

Dados apresentados no VIII Congresso Nacional de Doenças Infecciosas, realizado há pouco tempo no Porto, revelam que em Portugal, a Malária mata dez vezes mais que todas as outras doenças “importadas” somadas e pode conduzir à morte do doente num curto período de tempo.

As outras doenças do viajante que merecem preocupação nos serviços de saúde portugueses que seguem estas patologias são a chamada Diarreia do Viajante, as Hepatites A e B e a Leptospirose, uma doença que habitualmente se contrai em actividades de lazer. E visto não existirem em Portugal registos de aves infectadas, a “Gripe das Aves” também é considerada uma doença do viajante. Qualquer caso registado em solo português será um caso importado.

Os outros temas apresentados no congresso relacionaram-se com as complicações decorrentes dos tratamentos anti-retrovíricos e infecção pelo VIH Sida na criança e no idoso, as resistências antimicrobianas e a transmissão materna do VIH e a infecção pediátrica.

Fonte: MNI - Médicos Na Internet – www.mni.pt