19 março 2007

Prémio Norte-Sul para Francisco Van Der Hoff

Van Der Hoff, figura histórica do Comércio Justo, é galardoado com o prémio "Norte-Sul" do Conselho da Europa, numa cerimónia realizada hoje em Lisboa. O padre Francisco Van der Hoff está em Lisboa para receber o prestigiado prémio "Norte-Sul", atribuído anualmente pelo Conselho da Europa a personalidades mundiais que se destacam na área da cooperação e do desenvolvimento.
A cerimónia de entrega da 12ª edição do Prémio "Norte-Sul", terá lugar na Sala do Senado da Assembleia da República pelas 11h30 numa sessão presidida por S. Exª O Senhor Presidente da República e S. Exª O Senhor Presidente da Assembleia da República. Este prémio surge como corolário do extraordinário trabalho que tem desenvolvido ao nível do Comércio Justo.
Van der Hoff cresceu no seio de uma família holandesa pobre e dedicada à agricultura. Após ter estudado economia em universidades norte-americanas, envolveu-se a fundo no Comércio Justo, enquanto movimento de promoção da dignidade e dodesenvolvimento dos produtores das zonas mais pobres do mundo, sendo um dos fundadores e principais impulsionadores da conhecida organização holandesa Max Havelaar. Nos anos 70, deambulou por toda a América Latina, procurando defender os direitos e apoiar a afirmação das populações mais pobres e marginalizadas, frequentemente contra as ditaduras brutais que fustigavam esses países. Acabou por sediar-se nas montanhas de Oaxaca, no sul do México, onde vive há mais de 20 anos, no seio de uma comunidade de produtores de Café. Evitando sempre uma posição de protagonismo, tem desenvolvido um trabalho impressionante com esta comunidade, apoiando a criação e desenvolvimento da cooperativa UCIRI, um dos projectos de comércio justo mais bem sucedidos em todo o mundo e que responsável por retirar uma comunidade de cerca de 10.000 habitantes da situação de miséria extrema em que se encontravam nos anos 80, sendo hoje uma organização forte, inovadora e próspera.
Nesta sua passagem por Lisboa, o Padre Francisco Van Der Hoff, acompanhado por Guadalupe Quirroz, Presidente da Fair Trade México, é também convidado da Associação Cores do Globo no seu espaço comercial. Hoje, entre as 18h e as 21h, a Mercearia do Mundo estará excepcionalmente aberta para, entre cafés UCIRI e outros produtos justos (para ver e provar), proporcionar um encontro de pessoas e ideias a favor da justiça e dignidade, com a presença inestimável de figuras preponderantes do Comércio Justo.

Fonte: Salomé Ribeiro -
http://gaia.org.pt