01 março 2007

Greenpeace publica relatório "Energy (R)evolution"

Uma vez que as mudanças climatéricas são actualmente o maior desafio para todos nós, a ONGA (Organização Não-Governamental para o Ambiente) Greenpeace publicou em Janeiro de 2007 um relatório que indica o caminho para a redução para metade das emissões globais de carbono até 2050. Esta abordagem baseia-se em tecnologias existentes e visa fornecer uma energia financeiramente acessível para os consumidores e a indústria tal como, garantir o crescimento económico. Estas soluções significam uma revolução nas políticas de energia e uma evolução em como usamos a energia.

Em concreto, as propostas da Greenpeace passam por energias renováveis que os autores acham competitivas, caso os governos reduzam e finalmente acabem com os subsídios para fontes fósseis e nucleares. O princípio deveria ser: quem polui, paga.

Um outro pilar essencial da estratégia é a poupança e o uso mais eficaz da energia existente. Finalmente, é importante que os grandes países em desenvolvimento como a Índia, a China e o Brasil cresçam e avancem no seu desenvolvimento, usando energias renováveis, evitando, desta maneira, os erros das economias dos países do Norte Global.

O relatório foi criado em conjunto com o
European Renewable Energy Council (EREC) e especialistas da German Space Agency, incluindo mais de 30 cientistas e engenheiros de universidades, de institutos e da indústria de energia renovável do mundo inteiro.

Fonte:
http://www.greenpeace.org/international/news/energyrevolution-250107